Com um número reduzido de voluntários mas com muita disposição e garra, atingimos nosso objetivo de mostrar a força da Associação da Microbacia do Brejal (AMiB). Unimos a população do Brejal em um mutirão de conscientização sobre os problemas que afligem a nossa comunidade. Realizamos uma grande coleta de lixo participativa, aproveitando o dia Mundial da Limpeza do Planeta.
Com o apoio da AMB, Jeep Tour, Padaria Posse, Restaurante Estação 1001, Mello Materiais de Construção e Amigança Promoções e Produções nos reunimos a partir das 08:00 horas do dia 21 de setembro de 2019, no anexo da Igreja N. S. Auxiliadora, para a distribuição do material (sacos de lixo, cones, catadores de papel e coletes), formação das equipes e definição dos locais de atuação.
Após o serviço de café da manhã, fornecido pela Padaria da Posse, foram formadas as seguintes equipes e definidos os seguintes locais:
- Centro do Brejal – Ana, Ana Lídia, Laila, Alexandre, Gustavo, Maurício Duarte e Pedro Paulo;
- Avelino de Carvalho e adjacências – Andréia, Ângela, Ivânia, Valéria e Léo;
- Quisséis e Cachoeirinha – Cláudia, Jorge, Pablo e ajudante do Pablo;
- Contrões – Clara, Alfredo, Lico, Lucas e William;
- Albertos – Lucas, Raphael e Reinaldo e
- Alto Brejal (Rio Bonito, Pilatos e Caboclos) – Adriana, Cléa, Isabel, Joana, Tânia, Alan, André, Fernando, Jaime Calixto, Jean, Mesquita e Rodrigo
As equipes partiram para executar as tarefas às 09:00 horas com retorno previsto para até as 14:00 horas.
Para a coleta dos sacos de lixo, fomos apoiados por caminhões da Jeep Tour e Mello Materiais de Construção, dirigidos por Anselmo, Mesquita e João, cuja colaboração foi essencial, além daqueles que também voluntariamente, ofereceram seus carros.
As equipes trabalharam arduamente e foram encontradas as seguintes principais dificuldades: enorme quantidade de lixo em locais de difícil acesso, muito entulho de obra e inservíveis (mesa, sofá, pneu), materiais estes que a Comdep não recolhe, muito lixo em propriedades particulares que não permitiu a nossa atuação, muito lixo já enterrado e o péssimo estado de conservação das lixeiras. A AMB, através do Comitê de Gestão do Lixo irá sanar estas dificuldades junto aos moradores, a Regional da Posse e a Comdep. A quantidade maior de lixo foi encontrada junto às lixeiras.
Numa estimativa do grupo, ao final foram coletados 18 metros cúbicos equivalente a 3 toneladas de lixo.
Apenas como informação, o objeto mais estranho encontrado foi um par de esquis aquáticos.
A Associação dos Moradores da Posse e o Grêmio Atlético Petrópolis acompanharam o nosso movimento, fazendo uma limpeza nas ruas e o córrego do centro da Posse.
Muitas sugestões foram enviadas através do Informativo e da Comissão de Gestão do Lixo que serão objeto de discussão na próxima reunião do grupo e que desde já agradecemos.
Queremos parabenizar a todos os voluntários e convidá-los para, em breve, uma nova iniciativa idêntica a esta e estender este convite a toda população do Brejal. Muito obrigado!

