Skip links

Assembleia AMiB – Março de 2023

No sábado, dia 25 de março, a AMiB se reuniu mais uma vez com presença de associados e convidados na Pousada Melo, no Jurity, para realização da Assembléia Geral Ordinária que teve como pauta os temas:
● prestação de contas da diretoria e informes dos comitês da gestão anterior;
● aprovação de novos associados;
● eleição e aprovação do novo comitê deliberativo e novos conselheiros;
● assuntos e considerações gerais.

Abrindo a assembleia, o Tesoureiro Jorge Amin apresentou o balanço de receitas e despesas em 2022 que teve aprovação de todos, recebendo o agradecimento por sua contribuição e trabalho durante sua gestão.

Em seguida, Mauricio Duarte tomou a palavra e iniciou a apresentação dos informes dos comitês. Como coordenador do Comitê de Gestão do Lixo, lamentou a falta do recolhimento de lixo reciclável pela Comdep e o Município, fato este que compromete a iniciativa da criação das novas lixeiras. Destacou também a dificuldade na participação de catadores autônomos ou cooperativas porque a maioria está com documentação insuficiente perante o Município, como também mencionou manutenção precária pela Comdep das lixeiras de lixo comum, em todo o município, o que ocorre também no Brejal. Ressaltou também a importância de mais envolvimento dos associados nas reuniões do grupo.

Ainda sobre o problema do lixo, Tião Melo, novo associado, aventou a possibilidade de fornecer caminhão da sua empresa para recolher o lixo reciclável e levar uma ou duas vezes por mês para local de descarte, possivelmente em Areal. Ideia que foi muito bem recebida por todos e será melhor debatida nas próximas reuniões do grupo.

Sobre Meio Ambiente, Maurício Duarte mencionou que houve grande diminuição das moscas por conta da ação de Jean junto ao Secretário de Meio Ambiente, para fiscalizar a Granja Raposo que resultou na exigência de várias ações por parte da Granja que estão surtindo efeito, sendo necessário manter a observação. Jean disse que iria cobrar ao Secretário a nova visita prometida ao local.
Continuando os informes do Comites, Pedro Paulo Muanis, coordenador do Grupo da Brigada de Incêndio, falou sobre a compra pela AMiB de equipamentos para a brigada, ressaltando e agradecendo a doação voluntária de Edson Fernando da Silva. Foi informado também que os equipamentos ficarão guardados na Melo Materiais, no Jurity, em local adequado e com facilidade de acesso no caso de ocorrências.

Pedro Paulo, ressaltou a importância de capacitar mais voluntários, e reciclar os treinamentos para os participantes do último treinamento, e sugeriu uma nova reunião do grupo, e também, a necessidade de uma nova panfletagem sobre riscos de incêndio, para distribuição à população, o que foi considerado por todos como muito positivo no ano passado.

Jaime Calixto mencionou a necessidade de se criar um plano de emergência, para conhecimento geral da população, sobre como atuar nestes casos e em outras calamidades naturais. E Gustavo Aronovick mencionou a necessidade de se manterem claramente definidas e desimpedidas as rotas de fuga e de serviços emergenciais. Pedro Paulo relembrou o projeto da Estrada Parque, que poderia criar um novo acesso ao Brejal.

Sobre o Comitê Tempo de Plantar, Jaime Calixto, como coordenador deste grupo, relembrou a criação do comitê, aproveitando o movimento nacional do Projeto Tempo de Plantar, na edição de 2021, quando foram plantadas 55 mudas ao lado do campo de futebol da Jurity. Ressaltou que na última edição, em 2022, tivemos um plantio de mais 150 mudas ao longo do córrego do Rio Bonito, com envolvimento maior das escolas locais, e isto resultou em atividades e palestras de preservação ambiental. Jaime ressaltou também que agora é o momento do Tempo de Cuidar, prevendo cuidados com a cobertura vegetal geral na região, que pode ser o novo objetivo do Comitê este ano. Tião Melo lembrou a possibilidade e necessidade de plantio em áreas degradadas ao longo da Estrada do Xingú, que costuma ser origem de focos de incêndio.

Continuando a pauta deste Comitê, Claudia Neves destacou suas experiências ambientais com as crianças das escolas, objetivando também que sejam transferidas a seus pais a consciência dos temas ambientais e conservação. Ressaltou que o intercâmbio com o Brejal dos professores da Universidade Rural, resultou em palestras na Escola Avelino de Carvalho sobre importância do plantio de árvores, bem como a possibilidade de um curso para formação de Educadores Ambientais. Por fim, Claudia mencionou outras atividades que também envolveram a escola dos Albertos, e que esses contatos resultaram no convite para que a AMiB seja representada por ela, na Câmara Técnica de Educação Ambiental de Petrópolis.

Ainda sobre os informes dos Comitês, Jaime apresentou Fábio Fernandes, como coordenador do novo Comitê de Turismo e Comunicações. Fábio agradeceu o convite para contribuir junto a associação e apresentou um projeto piloto para divulgação turística, acessível por QRCode, através de placas que seriam colocadas em diversos locais turísticos do Brejal, para os visitantes escanearem pela câmera do celular, acessando assim um catálogo digital com serviços/atrações locais que serão sempre atualizados remotamente.

Finalizando os informes dos comites, Jean Ruffier relatou as ações do Comitê das Estradas, cujo coordenador é José Luiz d’Ávila, lembrando que este grupo foi criado em 2009, para interagir com o município no planejamento da manutenção de nossas estradas. Jean destacou que infelizmente, nos últimos anos, essa interação deixou de existir e que somente o Vereador local, atual Secretário de Obras, é quem decide o que e onde vão ser feitos os serviços. Todos lamentaram o fato, e pediram, um novo esforço para explicar ao Vereador a importância da participação do Comitê nas decisões e cronograma de serviços relacionados às estradas.

Seguindo a pauta da assembleia, o presidente Jean Ruffier falou sobre sua gestão, ressaltando a necessidade de participação em organismos onde a AMiB possa aparecer e solicitar atenção das autoridades para o Brejal, como o Condema e Câmaras Técnicas a ele ligadas. Jean também foi convidado para participar no Concidade, que reúne todos os Conselhos existentes. Tião Melo lembrou a necessidade de maior participação das crianças nos programas ambientais ou projetos educacionais, mas que depende de engajamento dos diretores/as das escolas, e destacou também a possibilidade de angariar contribuições da coletividade para permitir gastos com estes programas educativos paralelos.

Convidado a se pronunciar, Alfredo Chaves, presidente em gestões anteriores, parabenizou Jean pela sua gestão com os demais associados presentes, agradecendo os esforços do atual Presidente, com extensa salva de palmas.

Encerrando as pautas da assembleia, o Secretário Ralph Lifschits apresentou, para aprovação, a inscrição dos novos associados que foram aprovados por unanimidade pelos presentes. Em seguida, foi feita a apresentação e eleição dos novos membros do Comitê Deliberativo (Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro, Secretário e mais três Conselheiros), e eleição de três membros do Conselho Fiscal que foram eleitos por aclamação e unanimidade, para o seguinte período, os seguintes associados:

Presidente: Pedro Paulo Muanis Sobrinho
Vice-Presidente: Jaime Calixto
Tesoureiro: Maurício Duarte
Secretário: Ralph Rodrigues Lifschits
Conselheiros: Jean Ruffier, Sebastião Melo e Fernando Cassinell
Conselho Fiscal: José Luiz D’Ávila, Fernando Lima da Veiga e Paulo Aguinaga

Após aprovação, Pedro Paulo agradeceu a confiança dos associados e ressaltou a necessidade de participação de todos, em esforços conjuntos, para tornar o Brejal um local cada vez mais agradável, e para contribuir para o seu desenvolvimento e o de sua população.

Antes de encerrar a assembleia e iniciar a tradicional confraternização, Gustavo Aronovick, aproveitando o tema assuntos gerais, lembrou os problemas enfrentados com a ENEL e a necessidade dos moradores que se sentiram prejudicados entrem com ações particulares e individualizadas contra a mesma como forma de pressionar e registrar através destas ações jurídicas a insatisfação de todos contra a concessionária. Pedro Paulo mencionou a “Nota de Repúdio à ENEL”, que a AMiB publicou no Diário de Petrópolis, e que foi também enviada à ANEEL. Disse ainda que a AMiB estuda adotar medidas junto ao Ministério Público e Aneel.

Agradecemos mais uma vez ao Tião Melo hospitalidade de sempre e o espaço cedido da Pousada Melo.