No último mês de junho, a AMiB se empenhou na participação de um edital promovido pela Fundação CASA Mata Atlântica, apresentando um projeto socioambiental, sobre regeneração da mata atlântica em parceria com as escolas do Brejal.
Infelizmente, nosso projeto não foi um dos selecionados neste edital ao qual participamos, cujo resultado foi divulgado no dia 31 de julho. Apesar dessa notícia, já sabíamos que nosso projeto poderia não ser classificado, pois não estava dentro das prioridades deste edital que visava projetos de associações lideradas por mulheres, por jovens ou organizações indígenas, mas acreditávamos que era um bom projeto e que ele poderia fazer diferença em nossa comunidade e para o meio ambiente.
No entanto, a experiência de trabalhar em conjunto, unidos pelo Brejal, foi muito inspiradora e solidária. A participação ativa de membros da associação, trabalhando em conjunto para elaborar e apresentar o projeto, nos trouxe aprendizados significativos e nos permitiu entender melhor o processo de inscrição em editais.
O projeto que aplicamos neste edital, visava a educação ambiental utilizando 03 áreas distintas da comunidade que tiveram processo de reflorestamento utilizando espécies da Mata Atlântica. O objetivo seria proporcionar aos alunos das escolas municipais locais a oportunidade de estudar o meio ambiente em que vivem, conhecer sua biodiversidade, aprender sobre a necessidade de proteção, a capacidade de regeneração e resiliência da natureza, e conscientizar sobre os perigos enfrentados, tanto naturais como causados pela ação humana. Os estudantes teriam a chance de vivenciar a mata diretamente, além de aprender através da implantação de estufas e da produção artística de materiais educativos, como cartilhas e exposições, que seriam utilizados para disseminar o conhecimento adquirido e promover a conscientização na comunidade.
Apesar de não termos saído vencedores nesse edital em particular, já nos consideramos vitoriosos, pois o verdadeiro êxito está no fato de termos nos unido em prol do Brejal.
Continuaremos firmes em nossa missão, sempre de olho em novos editais para que possamos participar e continuar contribuindo para o desenvolvimento socioambiental da nossa comunidade