Skip links

Sobre o Brejal

O Brejal está localizado no distrito de Posse, no município de Petrópolis, na região serrana do Rio. A menos de 1 hora do centro histórico de Petrópolis e a 2 horas do Rio de Janeiro, o Brejal é um pequeno paraíso eco-rural.

Pioneiro na retomada agro-ecológica do Rio de Janeiro, o Brejal é o maior polo de produção orgânica do estado. Com uma população de em torno 2.200 moradores, conta com mais de 300 produtores rurais, envolvendo desde agricultores familiares a produtores especializados em produtos gourmet, como: ervas, shitake, trutas e escargots.

Turismo Rural – Venha conhecer o Circuito de Turismo

Com vocação para o turismo rural, há mais de 15 anos abriga o Circuito Eco-rural Caminhos do Brejal, onde diversas propriedades abrem suas portas para receber visitantes, em um roteiro cultural e gastronômico além de opções de caminhadas e cavalgadas.

Alguns destaques do circuito são a fazenda Provence, tradicional produtora de ervas finas, o Armazém Sustentável, uma industria artesanal de conservas e geléias com ingredientes orgânicos, além de outras atrações como o Haras Massangana, o Horto Brejal, a fazenda Vira Mundo, a fazenda Pedras Altas, a Invernada Escargots, o FungPetro, os ateliês Arte Comum e Cerâmicas Ruffier, entre outros.

Microbacia de interesse sócio-ambiental

A Microbacia do Brejal é parte da bacia hidrográfica do Rio Piabanha, principal rio do município de Petrópolis. A Microbacia do Brejal fica circunscrita ao Rio Bonito e seus afluentes como os córregos do Brejal, das Nuvens e o Santa Matilde, além de outros pequenos córregos sem denominação definida.

A localidade possui uma altitude média de 910 metros e apresenta cobertura florestal remanescente ou regenerada em distribuída de forma fragmentada por 31,48% de sua área total.

O clima na microbacia é denominado como Tropical de Altitude, e pode ser classificado, segundo Koppen, como Cwb, onde o clima é mesótermico e úmido, com verão brando e temperatura amenizada pela altitude. A estação de seca definida é curta ao longo do inverno, pouco pronunciada nos pontos mais altos e a precipitação pluviométrica é abundante, sobretudo no verão. Segundo a classificação de Thornthwaite, a região seria definida como superúmida com pouco défict de água e mesotérmica com calor bem distribuido ao londo do ano.

Histórias do Brejal

Documentário com depoimentos de moradores da região, seus “causos” e histórias de vida. Apresenta o universo do local e particularidades que só o Brejal tem. Produzido por Maria Cláudia Costa em 2019.