





clique para ver mais fotos
A Associação da Microbacia do Brejal (AMiB) é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter ambiental, sócio-econômico, cultural e educacional, localizada na região do Brejal, no distrito de Posse, no município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.
A missão da AMiB é fomentar o desenvolvimento sustentável da Microbacia do Brejal, através de pesquisas, projetos e programas, com enfase no desenvolvimento cultural, sócio-econômico, tecnológico e na melhoria da qualidade de vida na região.
A associação é administrada pelo Conselho Deliberativo composto de Diretoria e Conselho Consultivo e pelo Conselho Fiscal, a quem compete examinar os relatórios financeiros da Diretoria.
Ata da Assembleia Geral Ordinária (Março/2025)
Ata da Reunião Extraordinária (Fevereiro/2025)
Ata da Assembleia Geral Ordinária (Maio/2024)
Ata da Reunião Stand do Circuito Caminhos do Brejal (Agosto/2023)
Ata do Encontro da Brigada Voluntária do Brejal (Maio/2023)
Ata da Assembleia Geral Ordinária (Março/2023)
Ata da Assembleia Geral Extraordinária (Novembro/2022)
Ata da Assembleia Geral Ordinária (Abril/2022)
Ata da Assembleia Geral Extraordinária (Julho/2021)
Ata da Assembleia Geral Ordinária (Janeiro/2021)
Ata da Assembleia Geral Ordinária (Janeiro/2020)
Ata da Assembleia Geral Ordinária (Janeiro/2019)
Conselho Deliberativo
Diretoria
Jaime Calixto (Presidente)
Sebastião Melo (Vice-Presidente)
Fábio Fernandes (Diretor Financeiro)
Ralph Lifschits (Secretário)
Conselho Consultivo:
Adriana Monnerat
Pedro Aguiar Freitas
Pedro Paulo Muanis
Conselho Fiscal
José Luiz D´Avila
Paulo Aguinaga
Roger Downey
Linhas de ação

Meio ambiente e sustentabilidade
Promover projetos e pesquisas em áreas como engenharia de ecossistemas, urbanismo verde inteligente, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e combate à degradação ambiental.
Promover soluções envolvendo a gestão de resíduos, gestão da água, gestão energética, contagem de carbono e biodiversidade.
Economia colaborativa
Promover pesquisas, projetos e soluções para o incremento sócio-econômico da comunidade da AMiB, para o fortalecimento da economia local, para integração dos grupos sócio-culturais e econômicos em redes e cadeias produtivas, para criação de novas fontes de geração de renda e de novas oportunidades de trabalho que fixem a comunidade no local.
Desenvolvimento social
Promover uma nova identidade para a comunidade que habita a área geográfica delimitada pelas fronteiras da Microbacia do Brejal, considerada a diversidade das aptidões dos membros da comunidade
Estabelecer e executar programas e atividades de caráter educacional e cultural para a formação cidadã, intelectual, ambiental e profissional dos integrantes da comunidade da AMiB, através de treinamentos, cursos práticos ou teóricos, divulgação cultural, científica e tecnológica em diferentes mídias.
Infraestrutura e logística
Contribuir para o planejamento, formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas e legislação ambiental.
Colaborar, estimular e participar de redes que articulem organizações governamentais e não governamentais, que atuem no âmbito das finalidades desta entidade para o fortalecimento da política ambiental, local e global.
Promover os interesses da AMiB e de sua comunidade junto a órgãos públicos e privados.
Comitês
A AMiB organiza diversos Comitês para atuarem no desenvolvimento do Brejal e buscar soluções para seus problemas.
Criado por moradores em 1999 para atuar junto a Regional da Posse e Prefeitura de Petrópolis. O Comitê busca identificar e sinalizar problemas nos 82km de estradas principais e vicinais do Brejal, que são representadas por dois moradores de cada uma delas.
Criado para fomentar novas opções de internet de qualidade para a região, como fibra ótica, e atuar junto às empresas privadas para propostas e negociações. Atua também inserindo informações no whatsaap da comunidade, o Informativo do Brejal, que tem aproximadamente 250 usuários.
Implantou placas viárias para todas as estradas e viabilizou o painel indicativo com mapas de estradas, sítios e empreendimentos que se encontra na frente do Armazém do Manô. Continuará implantando novas placas, conforme a necessidade.
Construiu dois protótipos de lixeiras, concluídas no final de 2020; Pêra e Sapo.
Organizou a coleta seletiva pela COMDEP.
Tem como metas para 2022:
Consolidar a coleta seletiva;
Envolver as escolas do Brejal em programa de educação ambiental;
Atuar junto a cooperativa de Areal para viabilizar coleta seletiva.
Comitê organizado em janeiro/21 para entender e combater a infestação de moscas no Brejal
. Instalou um rede de monitoramento voluntário, em 13 pontos do Brejal, onde através de fitas adesivas que capturam moscas, com medição semanal e lançadas em planilhas para uma análise mais aprofundada.
. Realizou 3 visitas na granja Raposo com os responsáveis para abrir um canal de diálogo e maior conhecimento dos procedimentos operacionais da granja. Sem sucesso nesse canal.
. Visitou os haras Clementina e Massangana. Ambos apresentaram boas práticas de manejo sem desequilíbrio de moscas.
. Produziu folhetos com orientação de combate as moscas salientando a responsabilidade de toda comunidade, com o manejo correto do lixo orgânico, do esterco. Foram, aproximadamente, 800 folhetos distribuídos no Juriti, Caboclos, Rio Bonito, Pilatos e centro do Brejal.
. Produziu folhetos com orientação sobre como evitar queimadas. Utilizamos todas as escolas do Brejal e da Posse, inclusive as particulares, como centro de distribuição.
. Produziu vídeos caseiros sobre como fazer compostagem doméstica com aproveitamento de cascas/restos de alimentos orgânicos e posterior utilização, como potente adubo, na lavoura, no jardim e afins. Esses vídeos foram colocados no informativo do Brejal.
. Manteve contato com o biólogo da vigilância ambiental municipal e com o núcleo de defesa agropecuária, além de técnico da EMATER para esclarecimentos
. Realizou visita com o secretário de meio ambiente do município e diversos técnicos da área agropecuária. Nada andou por conta da mudança da gestão municipal.
. Objetivando mais uma ação de proteção ao Meio Ambiente, o Comitê busca consolidar uma Brigada de Incêndio para a região. A AMiB está contratando uma empresa para fazer o levantamento das áreas de risco, orientar a execução de aceiros adicionais preventivos, treinar brigadistas e especificar equipamentos a serem adquiridos. Em uma nova etapa do projeto, estes conjuntos de equipamento serão adquiridos pela associação, e colocados em pontos estratégicos.


Movimento regenerativo ambiental e de incentivo à reconexão com a natureza. Possui mais de 300 comitês já estabelecidos no Brasil, nos estados de Alagoas, Ceará, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.
Em 2021, um grupo de moradores e amigos do Brejal, com o suporte da AMiB, decidiu se juntar à iniciativa através da participação junto ao Comitê Tempo de Plantar Petrópolis. Definimos área de plantio próxima ao Rio Bonito em área de regeneração de mata ciliar. Plantamos ao todo 55 mudas de espécies da Mata Atlântica incluindo araucária, aroeira pimenteira, angico vermelho, quaresmeira, cinco chagas, paineira rosa, ipê branco e jenipapo.
O Tempo de Plantar se vincula à uma provocação feita na última Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, na Escócia. De acordo com dados divulgados pela COP 26, a Terra precisa plantar 1,2 trilhão de árvores até 2050 para conter o avanço do aquecimento global e manter a temperatura em 1,5º C.
A meta do movimento é ambiciosa, tendo como objetivo o plantio de um milhão de árvores todos os anos no tempo das chuvas, que na maioria dos biomas brasileiros, exceto em algumas regiões, vai de outubro a março, “quando as águas de março vêm fechar o verão”. E, nesse período, o movimento sonha que as pessoas possam viver a uma experiência de plantar uma árvore, adotando uma região próxima onde elas vivem, para regenerar, plantando espécies de árvores nativas do seu bioma.
Já estamos nos preparando para o Tempo de Plantar 2022 que ocorrerá em 04 de dezembro.
A AMiB contratou o Grupo Refloresta para realizar um diagnóstico dos locais de maior risco de incêndio no Brejal, e estamos objetivando criar uma brigada de combate ao fogo para a região.
Abaixo segue o estudo realizado. Se você é do Brejal e ainda não aderiu ao estudo e à Brigada, fale conosco!